Atividades Desenvolvidas pela Equipe Volante do CRAS
A Equipe Volante iniciou sua atuação em Água Boa/ MG, no mês de março de 2013. As atividades desenvolvidas pela equipe a priori foram em construir um cadastro para todos os atendimentos espontâneos e na busca ativa.
Publicado em 21/07/2014 09:44 - Atualizado em 21/07/2016 14:45
Capacitações, palestras e cursos da Equipe Volante.
A Equipe Volante iniciou sua atuação em Água Boa/ MG, no mês de março de 2013.
As atividades desenvolvidas pela equipe a priori foram em construir um cadastro para todos os atendimentos espontâneos e na busca ativa. Onde temos armazenado um banco de dados a fim de nortear nossa atuação em campo.
Temos procurado fortalecer as potencialidades que a comunidade possui a fim de integrar nossa zona rural com os diversos setores da comunidade e bens de serviços existentes, uma vez que muitos deles os desconhecem.
Visita Hospitalar a usuária assistida pela EQUIPE VOLANTE.
Em função da alta demanda em nosso Distrito de Palmeira de Resplendor, foi criado na localidade o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com o nome Fantasia de “Bem Viver”, onde temos acompanhado crianças e adolescentes. No local é oferecido apoio técnico continuado aos profissionais responsáveis pelo SCFV e acompanhamento das famílias encaminhadas a este serviço, bem como pelo Judiciário, Saúde e Educação. Não obstante estão sendo disponibilizadas oficinas, palestras, orientações tendo como foco a identificação das prioridades para cada atendimento, ampliando o conhecimento e a compreensão da realidade social em cada comunidade. Temos procurado identificar as famílias em situação de isolamento, trabalho infantil, situação de negligência, crianças fora da escola ou com defasagem escolar, dentre outros.
Neste momento estamos formando os grupos de gestantes e da 3ª idade na localidade em parceria com a saúde Local.
Atividades Recreativas realizadas pelo professor de Educação Física no Campo Local do Distrito de Resplendor.
A escola entrou como parceira na oferta de sua demanda de Famílias que estão em situação de vulnerabilidades/ risco social, onde identificamos usuários com direito ao BPC escolar.
O CRAS VOLANTE tem recorrido às famílias nas visitas domiciliares divulgando a oferta de serviços em todo o território municipal, objetivando aos usuários o conhecimento de seus direitos, inclusive orientando as famílias a se cadastrarem no CADUNICO, bem como no Bolsa Família, para que assim possam usufruir dos benefícios ofertados.
Visita comunidade dos PEGOS -Orientações em como obter renda com artesanato e indicação para Programa Minha Casa Minha Vida.
Ainda temos orientado os aposentados e portadores de deficiência quanto a seu direito ao Passe Livre, demandando assima confecção de grande número de carteirinhas.
Temos encaminhado famílias ao “Programa Minha Casa Minha Vida”, entretanto muitas delas não alcançam a renda necessária para beneficiar-se.
A Secretaria da Agricultura juntamente com EMATER tem sido nossos parceiros na tentativa de incluir o maior número de famílias possível nos programas sociais disponibilizados, a fim de erradicarmos a pobreza em nosso território.
Visita técnica SEMANAL ao SCFV ?Projeto BEM VIVER? no distrito de RESPLENDOR.
Temos observado uma grande demanda em busca de benefícios assistenciais disponibilizados pelo INSS junto ao CRAS VOLANTE, fruto de nosso trabalho de divulgação e gratuidade paraa montagem e encaminhamento deste processo.
Neste ano de 2014, até o mês de junho, já foram realizadas mais de 110 visitas domiciliares na zona rural de Catequese,
Busca ativa na comunidade do LATÃO em consórcio com o Bolsa Família
Pegos,Limeira, Santo Antônio, Latão, Pires Resplendor, Córrego do Jacú, Bonfim, Córrego dos Meiras, Agua Preta, Água Fria, Ribeirão Vermelho, Ribeirão dos Crioulos, Surubim Malacacheta, Surubim Capelinha, Santo Antônio do Lajedo, Grota dos Coelhos,Barreirão, Córrego Barreiro, Grota do Onça, Grota do Dia, Córrego do Camargo, dentre outros.
Também temos realizado visitas Hospitalares, judiciais, creche Municipal Escolas, Posto de Saúde Local e de Resplendor, Centro de Apoio ao Deficiente Psiquiátrico ABICOL de Santa Mª. Do Suaçuí/MG, Casa Mamãe Dolores e Cosme Damião de Capelinha, Alcóolicos Anônimos de Água Boa, Delegacia Civil, Delegacia de Polícia Militar, Cartório de Registros Civil, Conselho Tutelar,dentre outros, todos tidos como nossos parceiros no intuito de alcançarmos os objetivos propostos.
Curso Tele presencial SUAS na Cidade de Capelinha/MG - Gestora Bolsa Família.
Vale ressaltar que de fevereiro a junho de 2014, além da média de 110 visitas domiciliares, foram realizadas 23 visitas técnicas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no distrito de Resplendor e foram atendidas na Sede do CRAS VOLANTE em Água Boa cerca de 360 famílias.
Temos apoiado a Secretaria da Saúde na confecção de relatórios, por conta de visita e confirmação da real necessidade do usuário da Zona Rural na aquisição de exames, consultas e outros procedimentos que visem a disponibilização de Custeio, via relatório.
O município conta com um grande número de pessoas dependentes alcóolicos, pacientes psiquiátricos e deficientes. Neste momento estamos viabilizando mais os casos com direito a benefícios, mas já estamos em busca de parceiros que nos auxiliem nas internações para desintoxicação, bem como palestrantes de grupos.
O município conta com um grande contingente de famílias analfabetas, sendo estas as mais vulneráveis, conforme nossa observação. Orientadas para voltarem a escola, a fim de se inserirem nos programas de Alfabetização para Adultos, elas alegam que já tentaram, mas que não conseguem aprender nada. Quem sabe o desenvolvimento de um Projeto de Alfabetização porta a porta, assim como o Programa Mais Médico que atende as famílias em suas casas, não ajudaria nesta erradicação do analfabetismo, tendo uma metodologia diferenciada para alcançá-los. Fica aqui uma ideia.
Também temos deparado com grande número de famílias enfrentando a escassez de água na zona rural, algumas famílias têm se esforçado para colocação de poços artesianos em suas propriedades, outras comunidades rurais contam com o auxílio de poços mantidos pelo município. A cada ano o município se torna mais quente e os rios estão secando tornando a vida das pessoas mais difícil. A Zona Rural carece de saneamento básico, muitas famílias não possuem fossa e fazem suas necessidades a céu aberto e com a falta de água a situação se complica mais ainda, mas a administração municipal vem se empenhando na busca de soluções para o problema.
Estamos em uma cadeia: O analfabeto que por pouca oportunidade desconhece os cuidados básicos com a saúde, não ganha bem, daí não constrói fossa e por fim está em uma área com escassez de água. Temos trabalhado esta temática com as famílias e dentro de nossas possibilidades, estamos procurando os parceiros para melhorarmos as condições da população. Apesar de pertencermos ao Vale do Rio Doce, considerado rico, o município de Água Boa avizinha-se dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, considerados pobres. Estamos na busca de reverter esta mazela, ainda presente por aqui, fato este que relatamos com muita tristeza.
Contamos com um bom número de idosos e deficientes na Zona Rural e temos realizado um trabalho de Proteção Social Básica no Domicílio, trabalhando nas famílias e com os cuidadores a conscientização na proteção dos idosos e deficientes, ressaltando que Água Boa já conta com o Conselho Municipal do Idoso. Não obstante, o CRAS VOLANTE já dispõe de dados para implementar projetos na Zona Rural em parceria com as Associações para beneficiar esta demanda, levando-a a ser mais participativa e envolvida com seu entorno.
A Equipe técnica do CRAS VOLANTE tem participado do Capacita SUAS, onde temos recebido todo apoio para avançarmos na busca de melhorias da qualidade de vida de nossos usuários.
Apresentamos abaixo demonstrativo de nossa prática, frente à extensa zona rural do Município de Água Boa/MG.
por Assessoria de Comunicação